Carlos Gerbase

Nascido em Porto Alegre, onde sempre morou, é escritor, roteirista e diretor cinematográfico, além de professor universitário.

Fundou a Invideo Produções Cinematográficas em 1984, ao lado de Luciana Tomasi. Em 1987, fundou a Casa de Cinema de Porto Alegre e foi seu sócio até 2011. Em outubro de 2011, criou a produtora Prana Filmes, da qual é sócio-diretor ao lado de Luciana Tomasi.

Gerbase formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), tem doutorado em Comunicação Social também pela PUCRS (2003) e Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris III (2010). Atualmente, é professor titular da PUCRS, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

Começou sua carreira cinematográfica no final da década de 70, quando filmou em bitola super-8 o longa-metragem “Inverno” (1983), vencedor do Festival de Gramado em sua categoria.

Seguiram-se diversos trabalhos em 35 mm, como o longa “Verdes Anos” (1984) e o curta “Deus Ex-Machina”(1996), vencedor de 11 prêmios em Gramado e de uma menção honrosa no Festival de Clermont-Ferrand, na França.

Mais recentemente, escreveu e dirigiu os longas de ficção “Tolerância” (2000), “Sal de Prata” (2005), “3 Efes” (2007), “Menos que Nada” (2012) e “Bio” (2018), além do documentário “1983 – O Ano Azul” (2009).

Na televisão, escreveu diversos roteiros para a Rede Globo, com destaque para as minisséries “Memorial de Maria Moura”, “Engraçadinha” e “Luna Caliente”. Roteirizou e dirigiu programas para a Globo (como o curta “O Comprador de Fazendas”, para a série “Brava Gente”) e para a RBS-TV (“O Amante Amador” e “Faustina”, para a série “Contos de inverno”).

Como escritor, tem cinco trabalhos de ficção (dois volumes de contos, dois romances e uma coletânea de crônicas) e três obras de ensaios na área do cinema.

A partir de 2013, participou ativamente do Projeto Primeiro Filme, ministrando oficinas de capacitação para professores de Ensino Fundamental e Médio, tendo como base seu livro didático “Primeiro Filme: Descobrindo, Fazendo, Pensando”.

No segundo semestre de 2014, foi curador da exposição “Moacyr Scliar, O Centauro do Bom Fim”, que levou mais de 100 mil visitantes ao Santander Cultural, em Porto Alegre, e foi destacada pela imprensa como um dos principais acontecimentos culturais do ano.

Entre 1983 e 2002, também foi membro – como baterista e depois vocalista – da icônica banda de rock gaúcha Os Replicantes, com a qual lançou cinco discos no período.

Créditos da imagem: Davi Campana

Compartilhar

Mais Notícias

Yonlu recebe o prêmio de Melhor Filme Independente da América do Sul

Com muita felicidade, compartilhamos mais uma premiação internacional do filme YONLU. Recentemente, YONLU venceu na categoria de BEST INDIE FILM FROM SOUTH AMERICA (Melhor Filme Independente da América do Sul), no Festival BEST FILM AWARDS, em LONDRES, UK. Viva o Cinema Brasileiro! https://bestfilmawards.com/winners/best-indie-film-award

5 de August de 2022

Programa Trajetórias da TV Câmara com a produtora Luciana Tomasi

O programa Trajetórias da Câmara de Vereadores de Porto Alegre recebeu como primeira convidada Luciana Tomasi, sócia com Carlos Gerbase da Prana Filmes, para falar sobre seus 40 anos de carreira como produtora e sobre a importância e as dificuldades desse papel na realização cinematográfica. Luciana Tomasi começou no cinema nos anos 80, com filmagens […]

4 de August de 2022

Mostra Pixar Prorrogada | Cine Farol Santander

Considerando o sucesso das sessões e a demanda do público, o Cine Farol Santander decidiu ampliar as exibições dos clássicos de animação dos Estúdios Pixar até o dia 1º de setembro. As sessões são gratuitas e ocorrem de terça a domingo, sempre nos horários das 15h e 17h30.  Confira abaixo a grade horária atualizada: 02/0815h […]

27 de July de 2022

Mostra Pixar: 28 anos de Animação | Cine Farol Santander

O Cine Farol Santander irá exibir, no mês de julho, uma mostra retrospectiva de um dos principais estúdios de animação mundial, com 18 longas-metragens em exibição. Além disso, teremos 2 cursos de animação voltado ao público na faixa etária de 12 a 16 anos. Os filmes serão exibidos dublados e com entrada gratuita. 30/06 15h […]

24 de June de 2022
Voltar