Carlos Gerbase

Nascido em Porto Alegre, onde sempre morou, é escritor, roteirista e diretor cinematográfico, além de professor universitário.

Fundou a Invideo Produções Cinematográficas em 1984, ao lado de Luciana Tomasi. Em 1987, fundou a Casa de Cinema de Porto Alegre e foi seu sócio até 2011. Em outubro de 2011, criou a produtora Prana Filmes, da qual é sócio-diretor ao lado de Luciana Tomasi.

Gerbase formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), tem doutorado em Comunicação Social também pela PUCRS (2003) e Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris III (2010). Atualmente, é professor titular da PUCRS, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

Começou sua carreira cinematográfica no final da década de 70, quando filmou em bitola super-8 o longa-metragem “Inverno” (1983), vencedor do Festival de Gramado em sua categoria.

Seguiram-se diversos trabalhos em 35 mm, como o longa “Verdes Anos” (1984) e o curta “Deus Ex-Machina”(1996), vencedor de 11 prêmios em Gramado e de uma menção honrosa no Festival de Clermont-Ferrand, na França.

Mais recentemente, escreveu e dirigiu os longas de ficção “Tolerância” (2000), “Sal de Prata” (2005), “3 Efes” (2007), “Menos que Nada” (2012) e “Bio” (2018), além do documentário “1983 – O Ano Azul” (2009).

Na televisão, escreveu diversos roteiros para a Rede Globo, com destaque para as minisséries “Memorial de Maria Moura”, “Engraçadinha” e “Luna Caliente”. Roteirizou e dirigiu programas para a Globo (como o curta “O Comprador de Fazendas”, para a série “Brava Gente”) e para a RBS-TV (“O Amante Amador” e “Faustina”, para a série “Contos de inverno”).

Como escritor, tem cinco trabalhos de ficção (dois volumes de contos, dois romances e uma coletânea de crônicas) e três obras de ensaios na área do cinema.

A partir de 2013, participou ativamente do Projeto Primeiro Filme, ministrando oficinas de capacitação para professores de Ensino Fundamental e Médio, tendo como base seu livro didático “Primeiro Filme: Descobrindo, Fazendo, Pensando”.

No segundo semestre de 2014, foi curador da exposição “Moacyr Scliar, O Centauro do Bom Fim”, que levou mais de 100 mil visitantes ao Santander Cultural, em Porto Alegre, e foi destacada pela imprensa como um dos principais acontecimentos culturais do ano.

Entre 1983 e 2002, também foi membro – como baterista e depois vocalista – da icônica banda de rock gaúcha Os Replicantes, com a qual lançou cinco discos no período.

Créditos da imagem: Davi Campana

Compartilhar

Mais Notícias

O Cinema Brasileiro da Década de 2010 – em Dezembro no Cine Farol Santander

Encerrando o ano de 2021, o Cine Farol Santander apresenta uma mostra composta de 12 longas-metragens nacionais da última década. A seleção conta com comédias, dramas, romances e ficção-científica – além de documentários sobre personalidades que marcaram a história do Brasil. O ingresso para toda esta seleção é gratuito! Não perca esta nova chance de […]

25 de November de 2021

Palestra online “Atuação e a Vertigem do Subtexto” | Cine Farol Santander

O Cine Farol Santander oferece em sua programação online de novembro a palestra “Atuação e a Vertigem do Subtexto”. Ministrado pela premiada atriz Gilda Nomacce, a atividade terá formato expositivo e tratará do processo de construção da encenação através da percepção do texto e da utilização do “método das caixas”, desenvolvido pela atriz. Ministrante: Gilda Nomacce é atriz […]

18 de November de 2021

Cine Farol Santander: Programação online de Novembro

No mês de novembro, o Cine Farol Santander traz gratuitamente em sua programação online dois filmes que abordam de formas muitos distintas o peso da história da Alemanha: a comédia reflexiva “Senhora Stern”, de Anatol Schuster, e o ousado drama atemporal “Em Trânsito”, do aclamado diretor Christian Petzold. Senhora Stern, de Anatol Schuster2019, Alemanha, Drama/Comédia, […]

10 de November de 2021

Mostra de Cinema Espanhol 2021 no Cine Farol Santander

No mês de novembro, o Cine Farol Santander apresenta a Mostra de Cinema Espanhol 2021. Elaborada com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, a mostra traz 10 filmes espanhóis realizados recentemente, sendo quatro deles inéditos nos cinemas de Porto Alegre. Todas as exibições são gratuitas e ocorrem entre os dias 28 de outubro […]

25 de October de 2021
Voltar