Melhores atores do Festival Primeiro Filme falam sobre experiência

Alunos do ensino médio foram premiados por produção de curtas-metragens

A produção audiovisual realizada por escolas gaúchas teve destaque neste mês de setembro. O Festival Primeiro Filme mostrou os melhores trabalhos enviados para a competição e entregou premiações para 16 categorias no último dia 6. A atividade faz parte do Projeto Primeiro Filme, lançado em 2012 pelo Santander Cultural e pela Prana Filmes.

O objetivo do projeto é apoiar o ensino da linguagem cinematográfica do Rio Grande do Sul por meio da distribuição de material didático (livros e DVDs) e capacitação de professores. Mais de 200 profissionais já participaram das oficinas ministradas pelo cineasta Carlos Gerbase.

Os melhores atores escolhidos pelo corpo de jurados foram os estudantes do ensino médio Felipe Soilo, de 15 anos, que atuou em Sanidade, e Caroline Grüne, de 16 anos, em "Os Desastres de Sofia", da escola Pedre Réus e do Colégio Luterano da Paz, respectivamente.

 

Receber o prêmio de Melhor Atriz foi uma surpresa e despertou o interesse de Caroline em atuar (confira no vídeo ao lado o curta "Os Desastres de Sofia").

– Minha primeira experiência com atuação foi quando era pequena, de brincadeira, e meu segundo contato foi agora com esse trabalho do colégio. Nunca havia pensado em seguir carreira artística, sempre quis fazer psicologia. Porém, depois de atuar no curta e ganhar o prêmio no colégio e no festival, fiquei com vontade de ser atriz, mas acredito ser uma coisa meio sonho – conta a jovem.

Caroline foi escolhida pelo grupo para ser a personagem principal por ter características semelhantes a da personagem extraída de um conto de Clarice Lispector.

– Minha colega Carla Silva e eu também fizemos o roteiro. O mais legal de fazer sobre um texto da Clarice é que ela tem muitas frases legais. Enquanto líamos o conto, fomos marcando as mais interessantes e buscamos colocar no filme –  explica.

 

Diferente de Caroline, Felipe Soilo costuma produzir e atuar em produções audiovisuais desde 2010 (confira no vídeo ao lado o curta "Sanidade").

– Aprendi a fazer curtas sozinho porque sempre tive interesse. Convidava meus amigos e nós mesmos fazíamos tudo de brincadeira. Com o tempo, passei a pesquisar e a me especializar e conhecer novos programas de edição. Porém, este é o primeiro trabalho na área que faço pelo colégio. Meus pais sempre me apoiaram a fazer essas produções porque eles acreditam que temos que fazer o que gostamos. Adoro me envolver com vídeos, mas ainda tenho certa dúvida em fazer audiovisual ou publicidade – comenta.

No Patrola deste sábado (14), você confere dicas de filme para dar boas risadas no final de semana. Acompanhamos a estreia do filme "A Casa da Mãe Joana 2" que já está em cartaz nos cinemas.

O Patrola vai ao ar a partir das 11h30, na RBS TV. Chama a família, convida os amigos e vem curtir com a gente!

Compartilhar

Mais Notícias

ENTREVISTA DE BRUNO POLIDORO SOBRE A NUVEM ROSA

https://abcine.org.br/entrevistas/bruno-polidoro-a-nuvem-rosa/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0BMQABpuFMXdQNj-Kvc57GlMFVOEeIeWZXazTO2_4MOmkrNBkzTsp-wHuluA0TYA_aem_AWUC4phL_Jk7w1pHs37ZGlq4lsWB9fGKABbl4liOeMHEaVaf6qjz7vhikjprF7ZxD1g

23 de abril de 2024

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

Nesta segunda-feira, a câmera e os microfones foram acionados pela primeira vez para a realização do longa-metragem “A história mais triste do mundo”, do diretor Hique Montanari, uma co-produção da Container Filmes com a Prana Filmes. Baseado do livro homônimo de Mário Corso, a produção deve ser concluída em sete semanas, com locações em Porto […]

25 de março de 2024

ESTÁ COMEÇANDO “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

GZH – Ticiano Osório – 27/11/23 Livro de Mário Corso vai virar filme de Hique Montanari Adaptação de “A História Mais Triste do Mundo” começará a ser produzida em 2024 O livro vencedor do Prêmio Açorianos de 2015 de Literatura Infantil, A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso, vai virar um longa-metragem com […]

6 de fevereiro de 2024

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” indicada ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” é finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em duas categorias distintas: Destaque Exposição Individual e Destaque Curadoria / Institucional! Esta exposição, que inaugurou o calendário de mostras do Farol Santander POA em 2022, tem uma conexão direta com as celebrações dos 250 anos da nossa cidade. […]

31 de outubro de 2023
Voltar