Carlos Gerbase

Nascido em Porto Alegre, onde sempre morou, é escritor, roteirista e diretor cinematográfico, além de professor universitário.

Fundou a Invideo Produções Cinematográficas em 1984, ao lado de Luciana Tomasi. Em 1987, fundou a Casa de Cinema de Porto Alegre e foi seu sócio até 2011. Em outubro de 2011, criou a produtora Prana Filmes, da qual é sócio-diretor ao lado de Luciana Tomasi.

Gerbase formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), tem doutorado em Comunicação Social também pela PUCRS (2003) e Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris III (2010). Atualmente, é professor titular da PUCRS, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual.

Começou sua carreira cinematográfica no final da década de 70, quando filmou em bitola super-8 o longa-metragem “Inverno” (1983), vencedor do Festival de Gramado em sua categoria.

Seguiram-se diversos trabalhos em 35 mm, como o longa “Verdes Anos” (1984) e o curta “Deus Ex-Machina”(1996), vencedor de 11 prêmios em Gramado e de uma menção honrosa no Festival de Clermont-Ferrand, na França.

Mais recentemente, escreveu e dirigiu os longas de ficção “Tolerância” (2000), “Sal de Prata” (2005), “3 Efes” (2007), “Menos que Nada” (2012) e “Bio” (2018), além do documentário “1983 – O Ano Azul” (2009).

Na televisão, escreveu diversos roteiros para a Rede Globo, com destaque para as minisséries “Memorial de Maria Moura”, “Engraçadinha” e “Luna Caliente”. Roteirizou e dirigiu programas para a Globo (como o curta “O Comprador de Fazendas”, para a série “Brava Gente”) e para a RBS-TV (“O Amante Amador” e “Faustina”, para a série “Contos de inverno”).

Como escritor, tem cinco trabalhos de ficção (dois volumes de contos, dois romances e uma coletânea de crônicas) e três obras de ensaios na área do cinema.

A partir de 2013, participou ativamente do Projeto Primeiro Filme, ministrando oficinas de capacitação para professores de Ensino Fundamental e Médio, tendo como base seu livro didático “Primeiro Filme: Descobrindo, Fazendo, Pensando”.

No segundo semestre de 2014, foi curador da exposição “Moacyr Scliar, O Centauro do Bom Fim”, que levou mais de 100 mil visitantes ao Santander Cultural, em Porto Alegre, e foi destacada pela imprensa como um dos principais acontecimentos culturais do ano.

Entre 1983 e 2002, também foi membro – como baterista e depois vocalista – da icônica banda de rock gaúcha Os Replicantes, com a qual lançou cinco discos no período.

Créditos da imagem: Davi Campana

Compartilhar

Mais Notícias

“5 ELEMENTOS – QUAL É O SEU?” NO FAROL SANTANDER

Com produção da Prana Filmes, exposição reúne cinco artistas brasileiros consagrados para estabelecer um diálogo com a natureza. A exposição “Cinco Elementos – Qual é o Seu?”, no Grande Hall do Farol Santander de Porto Alegre, de 8 de julho a 21 de setembro, vai revelar as complexas e fundamentais relações entre aquilo que os seres […]

2 de julho de 2025

Exposição Memória Vintage

Ministério da Cultura, Santander e Prana Filmes apresentam MEMÓRIA VINTAGE: BANCANDO A ECONOMIA Entre 1 de abril e 29 de junho deste ano, no Farol Santander de Porto Alegre, acontece a exposição “Memória Vintage: bancando a economia”, dedicada a proporcionar um passeio lúdico e educativo pelo mundo dos negócios e do sistema financeiro. Além de […]

25 de março de 2025

UM ANO EM VORTEX: SHOW DIA 28 E ESTREIA DIA 29 DE NOVEMBRO NA CUBOPLAY

A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).

5 de novembro de 2024

NUVEM ROSA EM LONDRES

Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil

5 de novembro de 2024
Voltar