Santander Cultural Porto Alegre e Prana Filmes anunciam vencedores do Festival Primeiro Filme

6.230 livros Primeiro Filme foram distribuídos; 96 escolas participaram de oficinas; 28  realizaram inscrição para o Festival; 323 alunos envolveram-se com o projeto; 42 filmes foram selecionados; 18 curtas-metragens de até 15 minutos cada concorrem em 14 categorias.

 

Melhor Filme recebe computador para edição e Melhor Diretor uma câmera HD.

 

Todos os trabalhos inscritos estão disponíveis no endereçowww.primeiro.filme.com.br.

 

 

Porto Alegre, 29 de agosto de 2013 – O Festival Primeiro Filme premia filmes realizados no âmbito de escolas de nível fundamental, médio e EJAs (Educação de Jovens e Adultos), tanto da rede pública quanto da privada, e ONGs. Dia 6/9, nas sessões da tarde do Cine Santander Cultural, são exibidos os títulos pré-selecionados. Às 19h, no Átrio (acesso pela Siqueira Campos, 1125), acontece a premiação, seguida da exibição dos filmes vencedores em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Diretor.

            Na sessão das 15h são exibidos: Feliz AniversárioFernandoMenina do Fone Mito ou Verdade?Nos Limites da Sala de AulaVingança FraternaSabe Aquele MomentoO Primeiro Beijo 2Crime na BibliotecaBeco da Morte eConteúdo. Já às 17h: CaminhosFaroeste ModernoJovem CasalSanidade;Um Amor de CarroçaEduardo e MonicaUm PedidoDa Estreia ao FimO Mistério.

            O projeto Primeiro Filme, patrocinado pelo Santander e com realização da Prana Filmes, tem como objetivo principal criar materiais didáticos, estruturas e ferramentas de apoio ao ensino de cinema nas escolas de nível médio (primeira, segunda e terceira séries) e é composto por objetivos específicos, que se apresentam por meio de três plataformas de ensino: livro, DVD e website.

            O corpo de jurados é composto por: Gilberto Perin – Diretor do Núcleo de Especiais da RBS TV; Roger Lerina- jornalista da Zero Hora e RBS TV, João Pedro Fleck – programador da Sala de Cinema Santander Cultural e diretor do Fantaspoa e Luciana Tomasi- jornalista e cineasta , diretora da Prana Filmes.

 

Sobre as categorias [todos premiados recebem troféus]

 

  1. Melhor Filme
  2. Melhor Produção
  3. Melhor Diretor
  4. Melhor Roteiro
  5. Melhor Foto
  6. Melhor Arte
  7. Melhor Montagem
  8. Melhor Atriz
  9. Melhor Ator
  10. Melhor Trilha
  11. Melhor Som Direto
  12. Originalidade
  13. Escolas Especiais
  14. Melhor Animação

 

Especial Festival Primeiro Filme | 6 de setembro – sexta-feira

15h      Exibição de selecionados na sala de cinema

17h      Exibição de selecionados na sala de cinema

19h      Premiação Festival Primeiro Filme no Átrio

 

Curiosidades

            O ensino de artes das escolas brasileiras está previsto em nossa legislação. As experiências na área do cinema, cada vez mais comuns, têm sido muito positivas, parte pelo entusiasmo que a linguagem audiovisual desperta nas crianças e nos adolescentes, parte pela crescente facilidade que as novas tecnologias digitais (câmeras e computadores com softwares de edição) proporcionam.

            O Primeiro Filme tem o intuito de intensificar o ensino de cinema nas salas de aula, que pode acontecer de forma integrada com outras disciplinas (em especial Literatura, Português, Inglês, Física e História), mas demanda capacidades específicas. Através da criação de ferramentas didáticas inovadoras e inéditas em nosso País, este projeto contribui decisivamente para uma melhor compreensão da teoria e da práxis do cinema, formando cidadãos mais conscientes e melhor preparados para decodificar e interpretar os conteúdos audiovisuais, hoje quase onipresentes no nosso cotidiano.

 

Santander Cultural

Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico

Porto Alegre  RS  Brasil  90010-191 | Telefone: 51 3287.5500

[email protected] | www.santandercultural.com.br

 

Horários de funcionamento

ter a sab, das 10h às 19h | dom e feriados, das 13h às 19h

 

Café do Cofre

ter a sab, das 10h às 19h | dom e feriados, das 13h às 19h | segundas, das 11h às 15h

 

Moeda Bar e Restaurante

seg a sex, das 11h30 às 15h

 

Loja Koralle Santander Cultural

ter a sab, das 11h às 19h | dom e feriados, das 13h às 19h

    

Santander – Relações com a Imprensa

(11) 3553-7061/5157/5166/5244

Telefone de plantão (11) 9605-5987

e-mail: [email protected] / www.santander.com.br

twitter.com/santander_br / SAC 0800 762 7777 /Ouvidoria: 0800 726 0322

Compartilhar

Mais Notícias

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

Nesta segunda-feira, a câmera e os microfones foram acionados pela primeira vez para a realização do longa-metragem “A história mais triste do mundo”, do diretor Hique Montanari, uma co-produção da Container Filmes com a Prana Filmes. Baseado do livro homônimo de Mário Corso, a produção deve ser concluída em sete semanas, com locações em Porto […]

25 de março de 2024

ESTÁ COMEÇANDO “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

GZH – Ticiano Osório – 27/11/23 Livro de Mário Corso vai virar filme de Hique Montanari Adaptação de “A História Mais Triste do Mundo” começará a ser produzida em 2024 O livro vencedor do Prêmio Açorianos de 2015 de Literatura Infantil, A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso, vai virar um longa-metragem com […]

6 de fevereiro de 2024

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” indicada ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” é finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em duas categorias distintas: Destaque Exposição Individual e Destaque Curadoria / Institucional! Esta exposição, que inaugurou o calendário de mostras do Farol Santander POA em 2022, tem uma conexão direta com as celebrações dos 250 anos da nossa cidade. […]

31 de outubro de 2023

Bio – Construindo uma vida na Primavera Gaúcha 🌸🎥

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz. Misturando documentário e ficção, “Bio”, de Carlos […]

2 de outubro de 2023
Voltar