Oficina Cinema-Escola 2020

Considerando a presente pandemia do COVID-19 e respeitando as orientações das autoridades de saúde pelo isolamento social, a edição do ano de 2020 do projeto Cinema-Escola será realizada de forma totalmente online.

Ocorrendo desde 2013, o Cinema-Escola é um projeto da Prana Filmes e Farol Santander que tem como objetivo trazer o cinema para mais próximo dos jovens, cultivando o interesse para a apreciação e para a produção de filmes. Consiste em uma aula – normalmente realizada dentro da sala Cine Farol Santander – para estudantes da rede de ensino básico do Rio Grande do Sul onde são abordados assuntos como: criação de roteiro, funções dentro de uma equipe de filmagem, conceitos de direção, enquadramentos e questões gerais da linguagem cinematográfica. São apresentados também curtas-metragens realizados por estudantes para estimular e discutir a produção audiovisual no ambiente escolar.

Neste ano, a aula é ministrada por Josias Pereira, professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFPEL, e estará disponível até o dia 31 de dezembro no Youtube da Prana Filmes. A atividade tem duração de 46 minutos e poderá ser assistida por alunos de ensino básico de todo o país. Nela são tratados assuntos ligados à história do cinema: a evolução da linguagem, os artistas inovadores e movimentos importantes. Além disso, o professor Josias também dá dicas e propõe um exercício para estimular a produção fílmica entre os alunos.

Para os estudantes de ensino especial, a aula está disponível na versão com recursos de acessibilidades (janela de LIBRAS e legenda descritiva).

Ministrante: Josias Pereira é professor da Universidade Federal de Pelotas do curso de Cinema e Audiovisual. Realizou mais de 100 oficinas com professores da educação básica sobre produção de vídeo estudantil. Coordenador do Congresso Brasileiro de Produção de vídeo Estudantil e editor chefe da Revista Roquette Pinto: a revista do vídeo estudantil. Coordena o Laboratório acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil (LabPVE/UFPel). Pesquisa ação da neurociência aplicadas a produção de vídeo estudantil. Acredita que produzir vídeo dentro do espaço escolar é um processo acadêmico e que pode ser explorado pelos professores.

Para receber o acesso à aula e compartilhar com seus alunos, o professor deve preencher o documento que se encontra no link abaixo e enviá-lo para [email protected].

https://cutt.ly/1gdwwLo

Compartilhar

Mais Notícias

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

Nesta segunda-feira, a câmera e os microfones foram acionados pela primeira vez para a realização do longa-metragem “A história mais triste do mundo”, do diretor Hique Montanari, uma co-produção da Container Filmes com a Prana Filmes. Baseado do livro homônimo de Mário Corso, a produção deve ser concluída em sete semanas, com locações em Porto […]

25 de março de 2024

ESTÁ COMEÇANDO “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

GZH – Ticiano Osório – 27/11/23 Livro de Mário Corso vai virar filme de Hique Montanari Adaptação de “A História Mais Triste do Mundo” começará a ser produzida em 2024 O livro vencedor do Prêmio Açorianos de 2015 de Literatura Infantil, A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso, vai virar um longa-metragem com […]

6 de fevereiro de 2024

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” indicada ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” é finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em duas categorias distintas: Destaque Exposição Individual e Destaque Curadoria / Institucional! Esta exposição, que inaugurou o calendário de mostras do Farol Santander POA em 2022, tem uma conexão direta com as celebrações dos 250 anos da nossa cidade. […]

31 de outubro de 2023

Bio – Construindo uma vida na Primavera Gaúcha 🌸🎥

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz. Misturando documentário e ficção, “Bio”, de Carlos […]

2 de outubro de 2023
Voltar