Prana Filmes

Projeto Primeiro Filme

25 de fevereiro de 2019

Carlos Gerbase e Luciana Tomasi foram pioneiros na realização de oficinas de educação da linguagem audiovisual, ainda no começo da década de 1980, quando o home-video dava seus primeiros passos no Brasil. Na época, dezenas de estudantes passaram pelos cursos oferecidos no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. Esta atividade continuou nos cursos da Casa de Cinema em parceria com a UFRGS (1989 e 1990), no Instituto Goethe (Oficinema) e na PUCRS. Nos anos 2000, também foram realizados mais de 30 cursos de atualização da linguagem audiovisual para jornalistas da Rede Globo de Televisão, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre.

Em 2012, a Prana Filmes realizou a primeira edição do Projeto Primeiro Filme, cujo objetivo é formar professores da rede de ensino do Rio Grande do Sul, através de oficinas, para que possam incorporar a linguagem cinematográfica às suas aulas e trabalhar o tema com seus alunos em sala de aula, construindo ferramentas didáticas que possam ser úteis em diversas matérias curriculares e na formação artísticas dos estudantes.

Foi produzido um livro didático, escrito por Carlos Gerbase, sobre a linguagem e a técnica do cinema, dividido em três partes: Descobrindo o Cinema, Fazendo o Primeiro Filme e Pensando o Cinema. A obra inclui um DVD com 60 minutos de duração mostrando como se faz cinema na prática, contendo exemplos em vídeo, exercícios e propostas de atividades práticas. O material é distribuído gratuitamente às instituições participantes do Projeto Primeiro Filme.

Para garantir que o trabalho das escolas tenha o devido reconhecimento, a Prana Filmes também promove um festival para exibir e premiar premiando as obras produzidas por professores e alunos – o Festival Primeiro Filme, realizado no Cine Santander Cultural, e que já teve três edições. Os filmes são avaliados em categorias como Melhor Ator, Atriz e Direção, entre outros, recebendo troféus e equipamentos para filmagem e edição.

O site do projeto complementa os conteúdos apresentados no livro e no DVD, além de abrigar fórum de discussão, links uteis e os vídeos feitos por estudantes.

 

Saiba mais sobre o Projeto Primeiro Filme clicando AQUI.

Saiba mais sobre as três edições do Festival Primeiro Filme clicando AQUI.