Prana Filmes

Prana Filmes

Prana Filmes: a produtora de Luciana Tomasi e Carlos Gerbase

Prana Filmes é a nova produtora dos cineastas e jornalistas Luciana Tomasi e Carlos Gerbase, que nasceu com o objetivo de colocar muita energia na realização de filmes e séries de TV. É também a produtora responsável pela programação da sala de cinema do Santander Cultural de Porto Alegre.  Através dele, a Prana desenvolve o projeto educativo Primeiro Filme, ensinando estudantes de ensino médio de colégios públicos a fazerem seu primeiro curta.

 

Img0722

 

Luciana Tomasi e Carlos Gerbase

Desde sua fundação, nos anos 80, quando seu nome fantasia era Vortex  Produções, a produtora realizou diversos filmes. Entre eles, destaca-se o longa metragem “Inverno”, dirigido por Carlos Gerbase e filmado em Super-8, que ganhou prêmio de Melhor Filme em Super-8 no Festival de Gramado de 1983.

A partir de outubro de 2011, com a saída de Carlos Gerbase e Luciana Tomasi da Casa de Cinema, após 25 anos de trabalho como sócio-fundadores, a Vortex adotou o nome Prana Filmes. Desde então, foram produzidos e lançados o longa “Menos que Nada”, dirigido por Gerbase, e o curta metragem “Amores Passageiros”, dirigido por Augusto Canani. “Amores Passageiros” ganhou prêmios muito importantes como Melhor Filme Estrangeiro no Los Angeles International Short Film Festival, Melhor Filme no Brasília Short Film Festival e Melhor Curta Live-Action Nacional no Fantaspoa.

Em 2014 a Prana produziu e realizou a exposição digital Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim. A mostra retratou a vida e obra do escritor e médico porto-alegrense Moacyr Scliar (1937 –2011), destacando suas múltiplas atividades profissionais e artísticas. Ao longo de dois meses mais de 103.000 visitantes foram a mostra.

Atualmente, a Prana Filmes está focada no desenvolvimento de duas séries para a televisão, Turma 5B da diretora Iuli Gerbase e Todos Morrem no Fim dirigida por Carlos Gerbase. Ambas produções foram contempladas por linhas do FSA, produção e desenvolvimento respectivamente. Além disto, a Prana está em fase de captação de dois longas-metragens: “Mergulho”, uma coprodução internacional de Iuli Gerbase e “Legalidade” dirigido por Zeca Brito que já possui parte do orçamento captado. O novo longa-metragem de Carlos Gerbase, “Bio”, está em fase de produção.