Começam as filmagens de SAL DE PRATA

Começam hoje, 29 de julho, em Porto Alegre, as filmagens de SAL DE PRATA, novo longa-metragem do diretor Carlos Gerbase. Com roteiro de Gerbase, o filme é produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre com co-produção e distribuição da Columbia Pictures. Sal de Prata vai ser filmado em seis semanas e tem previsão de estréia para 2005.

No elenco de SAL DE PRATA estão Maria Fernanda Cândido, Camila Pitanga, Marcos Breda e Bruno Garcia, além de Júlio Andrade, Janaína Kramer e Nelson Diniz. A equipe é formada por 69 pessoas.

O roteiro do filme – inicialmente chamado de "Roteiros Encontrados Num Computador" – foi selecionado para participar de oficina do Sundance Institute, que aconteceu em Nogueira (Rio de Janeiro), em 2002. Entre 2000 e 2004, o roteiro passou por quinze tratamentos até chegar na sua versão final.

Sal de Prata é o quarto longa-metragem de Carlos Gerbase, que realizou INVERNO (1983), VERDES ANOS (1984) e TOLERÂNCIA (2000) e o quinto da Casa de Cinema de Porto Alegre: TOLERÂNCIA (2000, Carlos Gerbase), HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES (2002), O HOMEM QUE COPIAVA (2003) e MEU TIO MATOU UM CARA (2004), os três últimos de Jorge Furtado.

Apesar de ter o velho filme "químico" como suporte na maioria das suas cenas, SAL DE PRATA também usa e abusa da imagem eletrônica. Dentro da trama, que tem como pano de fundo o mundo do cinema, os realizadores optam pelas tecnologias mais adequadas para cada orçamento, o que vai gerar uma saudável salada de frutas nas imagens do longa de Gerbase, que adverte: "Essa discussão metalingüística da tecnologia está presente, mas as emoções dos personagens sempre são muito mais importantes". O diretor de fotografia de Sal de Prata, Jacob Soletrinick, encarou o desafio de misturar imagens captadas em 35mm e em DV (Digital Vídeo), procurando, ao mesmo tempo, manter um excelente nível técnico e espelhar as diferenças essenciais entre as duas tecnologias, que devem conviver ainda por alguns anos.

A produção foi viabilizada através de prêmios em concursos federais de projetos cinematográficos – da ANCINE e do BNDES, ambos em 2003 – e do apoio das empresas Brasil Telecom, Dana Albarus, Santander Banespa, Banrisul, Banrisul Corretora e Grupo Habitasul.

Acompanhe o dia-a-dia das filmagens pelo sítio do filme no Terra, em

http://www.terra.com.br/cinema/saldeprata

Compartilhar

Mais Notícias

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

Nesta segunda-feira, a câmera e os microfones foram acionados pela primeira vez para a realização do longa-metragem “A história mais triste do mundo”, do diretor Hique Montanari, uma co-produção da Container Filmes com a Prana Filmes. Baseado do livro homônimo de Mário Corso, a produção deve ser concluída em sete semanas, com locações em Porto […]

25 de março de 2024

ESTÁ COMEÇANDO “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

GZH – Ticiano Osório – 27/11/23 Livro de Mário Corso vai virar filme de Hique Montanari Adaptação de “A História Mais Triste do Mundo” começará a ser produzida em 2024 O livro vencedor do Prêmio Açorianos de 2015 de Literatura Infantil, A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso, vai virar um longa-metragem com […]

6 de fevereiro de 2024

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” indicada ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” é finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em duas categorias distintas: Destaque Exposição Individual e Destaque Curadoria / Institucional! Esta exposição, que inaugurou o calendário de mostras do Farol Santander POA em 2022, tem uma conexão direta com as celebrações dos 250 anos da nossa cidade. […]

31 de outubro de 2023

Bio – Construindo uma vida na Primavera Gaúcha 🌸🎥

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz. Misturando documentário e ficção, “Bio”, de Carlos […]

2 de outubro de 2023
Voltar