Prana Filmes

Textos sobre cinema

Alguns textos sobre cinema escritos por Carlos Gerbase e Luciana Tomasi.

O Bristol

por Carlos Gerbase (julho de 1995) A verdade sobre a nostalgia é que o ser humano normal não escapa dela. O eleitores do PFL, é claro, estão fora desta classificação. Porque, afinal de contas, o muro caiu. Então que caiam junto os cinemas, essas salas escuras onde homens e mulheres…

Textos do Não

Por Carlos Gerbase http://www.nao-til.com.br IR AO CINEMA, FAZER CINEMA publicado no Não 55 OS MAGRÍSSIMOS ESTÃO CHEGANDO publicado no Não 54 O MARAVILHOSO MUNDO DO CINEMA publicado no Não 64 A PORRA DO SIGNIFICADO publicado no Não 71 SEXO, PÚBLICO E CENSURA EM “TOLERÂNCIA” publicado no Não 73 SOLDADOS DO…

O relinchante renascimento do longa-metragem gaúcho

por Carlos Gerbase setembro de 1997 O mais importante ciclo de cinema comercial do Rio Grande do Sul foi patrocinado por Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, nas décadas de 60 e 70. Eram filmes com histórias simples (quase sempre simplórias), muitas vezes retiradas do universo das canções populares do astro.…

Meias-verdades sobre os 100 anos da grande máquina de mentiras

por Carlos Gerbase (dezembro de 1995) A humanidade comemora os 100 anos do cinema. Eu, de minha parte, prefiro listar meia centena de pequenos e grandes enganos a que foi levada a humanidade nestes 100 anos de existência da máquina de gerar mentiras. Como não tive tempo suficiente (escrevi a…

Fazendo cinema na sede do Fórum Social Mundial

Cinema é uma atividade coletiva. Mais do que isso: cinema é uma atividade que exige cooperação. No modelo de Hollywood, essa cooperação é obtida pela força do dinheiro: dinheiro para pagar roteiristas que escrevem as histórias, dinheiro para pagar diretores que as tornam realidade, para os técnicos, para as estrelas…

Aluga-se o cinema brasileiro

Raul Seixas, no seu último disco consciente, fez uma música chamada “Aluga-se”, em que anunciava a solução (ou “grande soluça”, nas suas palavras) para nossos problemas: alugar todo o território nacional para as empresas estrangeiras. Assim, com a entrada definitiva dos gringos, que passariam a administrar nossas riquezas com sua…