Menos que Nada

Dante está internado num hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Ele não fala com ninguém, nem recebe visitas, permanecendo indiferente ao mundo. Uma jovem psiquiatra se interessa pelo caso após ver Dante surtar no pátio do hospital. Disposta a desvendar as relações sociais do seu paciente, a médica faz uma série de entrevistas com pessoas que conviviam com ele antes do internamento. Misto de drama psicológico e investigação policial, “Menos que Nada” também é uma reflexão sobre os limites do tratamento das perturbações mentais.

Trailer
https://vimeo.com/44266945

Onde Assistir
Claro TV+ – https://tinyurl.com/2p8mrzw4
Sulflix – https://tinyurl.com/ynpxbhup

Créditos:
Direção e Roteiro: Carlos Gerbase
Produção: Luciana Tomasi
Montagem: Giba Assis Brasil
Fotografia: Marcelo Nunes
Direção de Arte: Rita Faustini
Som Direto: Rafael Rodrigues
Supervisão de Som: Kiko Ferraz
Música Original: Nenung, Marcelo 4Nazzo e Biba Meira
Elenco:
Felipe Kannenberg (Dante) Branca Messina (Paula) Rosanne Mulholland (René) Maria Manoella (Berenice) Carla Cassapo (Laura) Roberto Oliveira (Gregório) Artur Pinto (Sérgio) Alexandre Vargas (Ciro) Felipe Monaco (Zanata) Elisa Volpatto (Úrsula) Matheus Zoltowski (Dante criança) Letícia Lahude (Berenice criança)

Festivais

  • 65º Marché du Film – Festival de Cannes (França, 2012)
  • Ventana Sur Film Market Screening (Argentina, 2012)
  • 7º Cyprus International Film Festival 2012 (Chipre, 2012) – Indicado a Melhor Filme Internacional
  • 4° Brazil Film Fest em Sydney (Austrália, 2013)
  • 14° FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Goiás – GO, Brasil, 2012)
  • IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Bagé – RS, Brasil, 2012)
  • Mostra de Cinema do Desenvolvimento de Belo Horizonte (Belo Horizonte – MG, Brasil, 2013)
  • IX Prêmio Fiesp – Sesi SP de Cinema (São Paulo – SP, Brasil, 2013)
  • Festival SESC Melhores Filmes (Brasil, 2013)

 

(…) Menos que Nada é uma proposta interessante, pelo tema que aborda e pela sua sinceridade e qualidade técnica que esbarram na falta de recursos de uma produção bem limitada. Com um elenco talento e uma fotografia bem caprichada o filme consegue envolver o publico, sendo muito bem conduzido pelas lentes de Gerbase.”
(Rodrigo Ferreira, PORTAL KRITZ, 20/06/2012)

“Aos poucos, as peças compõem um quebra-cabeça que em diversos momentos lembra ‘Spellbound’, de Hitchcock, só que no lugar de sonhos, os enigmas surgem nos depoimentos. (…) O filme também pode remeter ao grande clássico do cinema, ‘Cidadão Kane’, em uma das mais belas cenas do filme: quando criança, Dante é forçado pela mãe repressora a terminar sua amizade com Berenice, que, como lembrança, o presenteia com o seu chapéu. Dante perde a mãe logo em seguida e enterra o presente no cemitério, como símbolo das duas perdas. Já no hospital, sua escavação constante em busca de um objeto desconhecido fica poeticamente clara: Rosebud floresce.”
(Alice Turnbull, JORNAL DO BRASIL, 19/07/2012)

“A grande preocupação do realizador gaúcho é em contar a sua história, o compromisso maior em sua arte é para com o elemento humano. Dessa forma, Gerbase chega ao seu quinto longa-metragem firmando uma carreira sólida em seus princípios e interesses para com o homem e seu cinema.”
(Vlademir Lazo, CINEPLAYERS, 22/07/2012)

“Gerbase faz parte da restrita lista de cineastas brasileiros que fazem pensar. O filme, adaptação de um conto de Arthur Schnitzler, vai ganhando novos sentidos depois de terminado. Pode ser ‘lido’ até como uma reflexão sobre o método. Para ter acesso ao passado e à alma, assim como à ‘verdade’, tudo depende do modo de abordagem. A psiquiatra gerbaseana propõe um método compreensivo, baseado na empatia, no aceitar o outro tentando sentir sua dor e compreender a sua estranheza.”
(Juremir Machado da Silva, CORREIO DO POVO, 24/07/2012)

“(…) Menos que Nada consegue prender a atenção justamente pelo inusitado de ter temas como arqueologia e psicanálise em meio a uma típica história de detetive. A mistura é rara de ser vista no cinema brasileiro, que tanto foge do rótulo de filme de gênero, e é apresentada de forma satisfatória pelo diretor Carlos Gerbase.”
(Francisco Russo, ADORO CINEMA)

Compartilhar

Mais Produções Audiovisuais

Centro Liberdade

Centro Liberdade, um centro comunitário de um bairro humilde da periferia de Porto Alegre, está prestes a fechar. Os moradores do bairro precisariam ir a um centro comunitário mais distante para usufruir de serviços essenciais como creches para as crianças. Gabriela, jovem de origem humilde recém-formada em serviços sociais, é a pessoa contratada para ajudar […]

A Nuvem Rosa

Uma nuvem rosa tóxica surge em diversos países, forçando todos a ficarem confinados. Giovana está presa em um apartamento com Yago, um cara que havia recém conhecido em uma festa. Enquanto esperam a nuvem passar, eles precisam viver como um casal. Ao longo dos anos, Yago vive sua própria utopia, enquanto Giovana sente-se cada vez […]

Legalidade

Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país. Trailer https://vimeo.com/463162764 Onde Assistir Now – https://bit.ly/38pC2pE Vivo Play – https://bit.ly/2NJnrNX […]

Turma 5B

A 5B é a turma mais caótica, esperta e rebelde que o Colégio General Coelho já viu. Desesperada, a diretora Adelaide contrata um novo orientador educacional para tentar dar um jeito na situação. Mas a batalha dele não será nada fácil. Série de TV em 13 episódios. Trailer https://vimeo.com/229327781

Voltar