O fim do mundo já começou – 2

O oceano é mudo. O silêncio só é cortado quando as ondas estouram. Desta forma, o mar  não tem como se defender de tudo que está sendo jogado dentro dele, principalmente nas profundezas. Como esta poluição mais  escondida só os mergulhadores enxergam, a população não sente o que  os peixes estão passando. Somando-se à chuva ácida , a situação marítima é calamitosa.

Navegando pelos mares do planeta Terra, já é possível encontrar  muitos buracos negros formando extensas regiões mortas, como é o caso do  Golfo do México, que recebe os resquícios dos rios dos EUA. Nas zonas onde existem os grandes redemoinhos de alto mar, que os navegadores evitam, já se encontra muito lixo plástico boiando em círculo, que vai levar milhares de anos para se decompor.

 

Existem por volta de 90 mil navios circulando neste momento nos mares, largando todo o seu lixo sanitário, alimentício e sucatas diversas. Estes navios de carga e de turismo estão liberando  mais dióxido de enxofre que todos os automóveis, ônibus e caminhões do planeta inteiro, além de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio. Quando descobertos pela guarda,  como grandes destruidores diários  do oceano, as companhias preferem pagar multas aos governos, às vezes irrisórias,  do que pensar em mudar minimamente sua prática de descarte de lixo. Os governos ficam satisfeitos com esta graninha extra e segue o baile fantasma.

 

Os navios de turismo de 100 mil toneladas são verdadeiras cidades transportando 3 mil passageiros. Além de algumas companhias terem situações trabalhistas e sociais muito comprometedoras, muitas ganharam o direito de fabricar navios de 170 mil toneladas, que transportam 5 mil passageiros e 1500 tripulantes.

 

Quanto desta carga transportada diariamente tem necessidade de circular de um lugar para outro? São artigos de primeira necessidade? Precisamos comer maçãs que vem de lugares tão distantes se não é época da maçã? Precisamos de tantos artigos de luxo? 

 

Não tenho dúvida que é necessário formar urgente  professores de ecologia para que este tema seja diariamente discutido nas escolas. Tem que  mudar massivamente o comportamento  social com relação a todas as  questões de sustentabilidade.  Venceu o prazo de validade dos padrões que sustentam nossa sociedade atual .

Compartilhar

Mais Notícias

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

Nesta segunda-feira, a câmera e os microfones foram acionados pela primeira vez para a realização do longa-metragem “A história mais triste do mundo”, do diretor Hique Montanari, uma co-produção da Container Filmes com a Prana Filmes. Baseado do livro homônimo de Mário Corso, a produção deve ser concluída em sete semanas, com locações em Porto […]

25 de março de 2024

ESTÁ COMEÇANDO “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

GZH – Ticiano Osório – 27/11/23 Livro de Mário Corso vai virar filme de Hique Montanari Adaptação de “A História Mais Triste do Mundo” começará a ser produzida em 2024 O livro vencedor do Prêmio Açorianos de 2015 de Literatura Infantil, A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso, vai virar um longa-metragem com […]

6 de fevereiro de 2024

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” indicada ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” é finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em duas categorias distintas: Destaque Exposição Individual e Destaque Curadoria / Institucional! Esta exposição, que inaugurou o calendário de mostras do Farol Santander POA em 2022, tem uma conexão direta com as celebrações dos 250 anos da nossa cidade. […]

31 de outubro de 2023

Bio – Construindo uma vida na Primavera Gaúcha 🌸🎥

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz. Misturando documentário e ficção, “Bio”, de Carlos […]

2 de outubro de 2023
Voltar