Emiliano Romero ministra oficina gratuita no Santander Cultural

Dia 28/9, às 19h, Romero e Germán Suane participam de sessão comentada sobre o filme Toupeiras.

 

 

Porto Alegre, 23 de setembro de 2013   Até 29 de setembro o Cine Santander Cultural exibe a mostra Cinema Independente Argentino. Dentro da programação, de 26 a 29, acontece a oficina Atuação para Cinema, dirigido a atores e diretores, ministrado por Emiliano Romero. Auxiliar e orientar atores e diretores para traçar um percurso de sucesso é o que se propõe com os encontros. Neles serão debatidos os desafios enfrentados por atores como o de saber se posicionar diante da câmera levando em conta obstáculos como o tamanho do plano, a fragmentação e repetição das cenas até limites econômicos e técnicos, além da consciência de que a cena será editada e depois reunida com centenas de outras.

            Emiliano Romero escreveu e dirigiu mais de 50 curtas-metragens, que participaram de mais de 100 festivais e arrecadaram 24 prêmios internacionais, entre eles a menção especial do júri no festival de curtas-metragens de Clermont-Ferrand, na França. Também teve um de seus filmes como finalista na seleção para as indicações ao Oscar em 2003. Leciona sobre atuação cinematográfica e história do cinema. Toupeiras é o seu primeira longa-metragem.

            Germán Suane, iniciou, em 203, seus estudos musicais no Conservatório Superior de Música Manuel de Falla. É professor de música especializado em guitarra e técnico especializado em composição. Suane já compôs músicas para curtas, peças de teatro e em 2012 concluiu a trilha sonora de Toupeiras. Ele também é integrante das bandas 233 e Proyecto Anábasis – que se apresentará no Átrio do Santander Cultural dia 29 de setembro, às 18h.

 

Oficina de Atuação para Cinema, ministrado por Emiliano Romero

 

50 vagas gratuitas | participantes com 100% de frequência ganham certificado.

 

Inscrições devem ser enviadas para o e-mail [email protected] com nome completo, telefone para contato e interesse de aplicação prática (por exemplo: direção de atores, atuação, etc) | vagas por ordem de recebimento das inscrições.

 

Aula 1 (26 de setembro, das 19h às 21h – Sala Multiuso)

Introdução à engrenagem do cinema, à linguagem da montagem e ao vocabulário do ator.

Aula 2 (27 de setembro, das 19h às 21h – Sala Multiuso)

Prática de expressão em diferentes planos: abertos, médios e fechados.

Aula 3 (28 de setembro, das 11h às 14h – Cine Santander Cultural)

Prática de raccord (continuidade) e filmagem não cronológica.

Aula 4 (29 de setembro, das 13h às 16h – Sala Multiuso)

Prática de Plano e Contraplano, avaliação e encerramento.

 

Sobre Emiliano Romero

            Há sete anos leciona atuação para cinema em Buenos Aires, além de ter ministrado seminários intensivos em Nova Iorque, La Paz e Mendoza. Trabalha com exercícios práticos, com o objetivo de atuação frente à câmera e posterior visualização para uma devolução correspondente e posterior correção.

            Diretor de cinema formado em 2003 em Licenciatura pela Universidad del Cine. Escreveu e dirigiu mais de 50 curtas-metragens. Seu primeiro longa-metragem, Toupeiras, estreou em 2012. Seus filmes passaram em mais de cem festivais e ganharam mais de 35 prêmios internacionais, dentre os quais se destacam os prêmios de Melhor Filme no Festival Internacional da Cidade de Nova Iorque, a Menção Especial do Júri da Juventude em Clermont-Ferrand, e o fato de ter sido finalista na seleção para o Oscar 2003.

            Viajou para festivais internacionais competindo com seus filmes em Nova Iorque, Toronto, Paris, Berlim, Barcelona, Milão, Praga, Viena, Budapeste, Cidade do México e Bogotá e estudou com diversos mestres do cinema, como Emir Kusturica, Wim Wenders, Andrzej Wajda, Michel Gondry, Alejandro Agresti, Park Chan-wook, Christopher Doyle, Chantal Akerman e Hugo Santiago.

 

Compartilhar

Mais Notícias

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

Nesta segunda-feira, a câmera e os microfones foram acionados pela primeira vez para a realização do longa-metragem “A história mais triste do mundo”, do diretor Hique Montanari, uma co-produção da Container Filmes com a Prana Filmes. Baseado do livro homônimo de Mário Corso, a produção deve ser concluída em sete semanas, com locações em Porto […]

25 de março de 2024

ESTÁ COMEÇANDO “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

GZH – Ticiano Osório – 27/11/23 Livro de Mário Corso vai virar filme de Hique Montanari Adaptação de “A História Mais Triste do Mundo” começará a ser produzida em 2024 O livro vencedor do Prêmio Açorianos de 2015 de Literatura Infantil, A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso, vai virar um longa-metragem com […]

6 de fevereiro de 2024

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” indicada ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” é finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em duas categorias distintas: Destaque Exposição Individual e Destaque Curadoria / Institucional! Esta exposição, que inaugurou o calendário de mostras do Farol Santander POA em 2022, tem uma conexão direta com as celebrações dos 250 anos da nossa cidade. […]

31 de outubro de 2023

Bio – Construindo uma vida na Primavera Gaúcha 🌸🎥

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz. Misturando documentário e ficção, “Bio”, de Carlos […]

2 de outubro de 2023
Voltar