A velha Europa

Fico olhando estas obras magníficas e pensando: os caras roubaram tanto dos outros países, principalmente do Brasil, mas construíram monumentos para toda a eternidade. Mesmo assim, nada justifica o pensamento de aumentar o bolo para depois dividir. Não dá mais tempo de aumentar nada . O abismo sócio-econômico é total, e as consequencias, visíveis.

 

Fico entrando nas centenas de  maravilhosas igrejas e pensando que, se tivessem incenso, música sacra, casamento gay e aceitação do divórcio, o movimento dos fiéis aumentaria muito. Algumas  igrejas suportam ainda mais turistas? Londres cobra até para entrar na Catedral.

 

                       

Nos países emergentes(?) , em desenvolvimento(??), a violência nas ruas ainda é o pior de tudo para a classe média. Os pobres não precisam sair de casa para conviver com ela, e os ricos estão blindados. Para sentir qualquer cidade é preciso pisar nas ruas. Aqui, tu anda a pé no meio da madrugada, em qualquer lugar. Isto é bom demais, principalmente depois do jantar.
 
O isolamento na Europa é assustador. A falta de comunicação interpessoal é total. O único link é a internet, o trabalho e a escola.  Ninguém, absolutamente, conhece o vizinho nos prédios e bairros. Mesmo assim, todos quando se encontram dizem Bom Dia e Boa Noite, com a maior simpatia. Mas ao lado da tua parede  pode viver um tarado psicopata e tu achá-lo muito simpático.
 
Os mendigos optaram por viver na rua e nos metrôs, sem tomar banho e sujando o máximo tudo que puderem. A polícia não deve/pode intervir? O cheiro de urina e a sujeira é totalmente irritante. É complicada a questão da liberdade.
A comida e a vida cultural são a diferença. Por isso, muitos brasileiros piram, casam, fazem qualquer negócio para desfrutar dessa qualidade de vida. Muitos dizem que a Europa está decadente, mas ninguém quer ir embora.
Compartilhar

Mais Notícias

COMEÇAM AS FILMAGENS DE “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

Nesta segunda-feira, a câmera e os microfones foram acionados pela primeira vez para a realização do longa-metragem “A história mais triste do mundo”, do diretor Hique Montanari, uma co-produção da Container Filmes com a Prana Filmes. Baseado do livro homônimo de Mário Corso, a produção deve ser concluída em sete semanas, com locações em Porto […]

25 de março de 2024

ESTÁ COMEÇANDO “A HISTÓRIA MAIS TRISTE DO MUNDO”

GZH – Ticiano Osório – 27/11/23 Livro de Mário Corso vai virar filme de Hique Montanari Adaptação de “A História Mais Triste do Mundo” começará a ser produzida em 2024 O livro vencedor do Prêmio Açorianos de 2015 de Literatura Infantil, A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso, vai virar um longa-metragem com […]

6 de fevereiro de 2024

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” indicada ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

“Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre” é finalista do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em duas categorias distintas: Destaque Exposição Individual e Destaque Curadoria / Institucional! Esta exposição, que inaugurou o calendário de mostras do Farol Santander POA em 2022, tem uma conexão direta com as celebrações dos 250 anos da nossa cidade. […]

31 de outubro de 2023

Bio – Construindo uma vida na Primavera Gaúcha 🌸🎥

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz. Misturando documentário e ficção, “Bio”, de Carlos […]

2 de outubro de 2023
Voltar